DISLEXIA: A importância de um trabalho multidisciplinar

A dislexia consiste numa “dificuldade de aprendizagem específica de origem neurológica. É caracterizada por uma dificuldade na correção e/​ou fluência na leitura de palavras e fraca competência ortográfica. Estas dificuldades resultam de um défice na componente fonológica da linguagem, que é inesperada em relação às outras competências cognitivas e às condições educativas proporcionadas. Secundariamente podem…

Details

“Ouvi, mas não percebi!” – Uma questão de Processamento Auditivo Central

“Ouvir um som significa analisar um evento fisiológico distribuído no tempo e, para que esse processo ocorra na sua perfeição, precisamos de ter uma audição capaz de detetar, discriminar, reconhecer e compreender toda a informação auditiva” (Erber, 1982). Assim, não basta que o nosso ouvido consiga captar o som, é preciso que o nosso cérebro…

Details

Gaguez e Disfluência

No dia 22 de outubro, assinala-​se o Dia Internacional da Consciencialização para a Gaguez. A gaguez é uma perturbação da comunicação, que afeta o indivíduo que gagueja, assim como os respetivos interlocutores, os quais frequentemente, demonstram dificuldades em saber como lidar com as características do discurso do primeiro. Na gaguez, a fluência do discurso encontra-​se alterada,…

Details

Dia Mundial da Síndrome – Síndrome de Asperger é o mesmo que Autismo?

SÍNDROME DE ASPERGER É O MESMO QUE AUTISMO?   A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), consiste numa perturbação global do desenvolvimento, caracterizada por um défice global em três áreas: interação social, comunicação e comportamento. Interação Social Acentuado défice na utilização de múltiplos comportamentos não verbais (contato ocular, expressões faciais, posturas corporais, gestos); Incapacidade para…

Details

“Quanto mais me bates, mais eu gosto de ti” – A violência no namoro: algumas estatísticas

“Quanto mais me bates mais gosto de ti” O que é violência psicológica? A violência psicológica acontece de múltiplas formas. Enquanto algumas agressões podem passar despercebidas outras são mais evidentes, como chamar nomes desapropriados, humilhação e chantagem emocional. Este tipo de violência possui a intenção de fragilizar o estado emocional e psicológico da vítima. O agressor psicológico…

Details

14 de fevereiro- Dia de São Valentim: As bases de uma relação saudável

A propósito de mais um dia dos Namorados, nunca é demais relembrar as bases de uma realação saudável: Respeito e apoio mútuo – valorizar o outro, compreende-lo, respeitando os seus limites. Temos alguém com quem podemos chorar e celebrar. Igualdade e reciprocidade – dá-se e recebe-se. Ambos se preocupam, cuidam. Identidades separadas – quando estamos…

Details

11 de fevereiro – Dia Mundial do Doente: A doença na Infância e Adolescência

As crianças diagnosticadas com uma doença médica crónica e/ou grave apresentam maior risco de desenvolver problemas emocionais. Embora o façam com a melhor das intenções, sabemos que, por vezes, os pais ocultam informações importantes acerca da doença. No entanto, ao fornecerem informações adequadas sobre a doença, o prognóstico e a importância da adesão aos tratamentos…

Details

24 de janeiro – Dia Mundial da Educação

“Que falta de educação!”; “Não tem educação nenhuma!” Mas, afinal, qual o entendimento que temos sobre Educação? Citando algumas definições, educação é o processo de facilitar a aprendizagem ou a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, crenças e hábitos. A educação geralmente ocorre sob a orientação de educadores, mas os indivíduos também podem autoeducar-se. A educação pode ocorrer em diferentes contextos,…

Details

As crianças e as viroses

Um vírus é um organismo infecioso pequeno, muito menor do que um fungo ou bactéria, que precisa invadir uma célula viva para se reproduzir. É comum que as crianças tenham até 10 doenças virais por ano nos primeiros anos de vida. As infecções respiratórias, são as mais frequentes especialmente nas crianças com menos de 5…

Details