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Que falta de educação!”; “Não tem educação nenhuma!”

Mas, afinal, qual o entendimento que temos sobre Educação?

Citando algumas definições, educação é o processo de facilitar a aprendizagem ou a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, crenças e hábitos. A educação geralmente ocorre sob a orientação de educadores, mas os indivíduos também podem autoeducar-se. A educação pode ocorrer em diferentes contextos, formais ou informais. Qualquer experiência pode ser educacional desde que tenha um efeito formativo na maneira como se pensa, como se sente ou se age. Geralmente, quando se fala em educação associamos, de imediato, ao ensino na escola. Contudo, muito antes de haver Escola, já havia educação. A educação é um processo de aprendizagem de conhecimentos que permite ao indivíduo ir crescendo, contactar com as regras da sociedade, melhorar as suas condições de vida e, em consequência, promover a melhoria das condições de vida da sociedade onde se insere.

A Escola tornou-se um espaço privilegiado à transmissão de conhecimentos alcançados pelas gerações anteriores. Com o tempo considerou-se necessário que, numa determinada sociedade, todos os seus cidadãos tivessem a mesma base de conhecimento, de conteúdos e de competências estimadas como úteis para todos. É assim que nascem as escolas generalizadas com um currículo nacional/competências essenciais, onde todos os indivíduos, independentemente do seu estrato social, da sua religião ou da sua localização, passem a ter acesso ao mesmo conhecimento. Esta é a Educação Formal, estruturada, regrada e avaliada que, normalmente, está dividida em níveis: educação pré-escolar, ensino básico ( ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo), ensino secundário (regular e profissional) e ensino universitário.

Como referido anteriormente, a educação também existe de uma forma informal, isto é, que ocorre fora de uma estrutura curricular. São vários os agentes educadores responsáveis pela Educação Informal, sendo os principais os pais e a família em geral, seguidos dos amigos, os vizinhos, os colegas de escola, os meios de comunicação, entre outros. A educação informal é a primeira que iniciamos, após o nascimento, e desempenha um papel fundamental na sociedade. É ela a base de todo o restante processo e que orienta o bom relacionamento entre os indivíduos. Mas, hoje em dia, vemos muitas vezes esses valores alterados e esse bom relacionamento afetado.

Hoje, dia 24 de janeiro de 2022, é o Dia Internacional da Educação. Mas qual a razão para haver um Dia Internacional da Educação? Dias e semanas internacionais são ocasiões para educar o público sobre questões de preocupação, mobilizar vontade política e recursos para abordar problemas globais e celebrar e reforçar as conquistas da humanidade. Quando se celebra um determinado facto ou acontecimento, o que está sendo colocado em jogo não é apenas o passado de uma sociedade, e sim a maneira como essa mesma sociedade quer constituir-se no presente e projetar-se no futuro.

<< Este dia foi criado através da Resolução 73/25 da Assembleia Geral da ONU, a 3 de dezembro de 2018. O seu objetivo é sensibilizar a sociedade civil para que se cumpra o direito à educação, consagrado no artigo 26º. da «Declaração Universal dos Direitos Humanos» (1948) e na «Convenção sobre os Direitos da Criança» (1989). Por outro lado, procura-se sublinhar o papel da educação enquanto meio para quebrar ciclos de pobreza e para o desenvolvimento social. As comemorações deste ano decorrem sob o signo do tema “Mudando o rumo, transformando a Educação” (Changing Course, Transforming Education), pelo quarto ano consecutivo. Como detalhado no relatório da UNESCO “Futures of Education report”, transformar o futuro requer um equilíbrio urgente entre as relações interpessoais, a natureza e a tecnologia, criando oportunidades de descoberta e de rutura, ao mesmo tempo que se levantam sérias preocupações em relação a questões como equidade, inclusão e participação democrática>>

(Centro de Informação Europeia Jacques Delors, 2022)

O Instituto do Desenvolvimento partilha desta preocupação e luta por uma Educação melhor. Compete a todos, e a cada um de nós, mudar o rumo e transformar a educação.

 

 

Referências Bibliográficas

Centro de Informação Europeia Jacques Delors. (2022).Dia Internacional da Educação. Recuperado a 20 de janeiro, 2022, de https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-da-educacao

Costa, P. (2013, April). Educação formal e educação não formal: uma coabitação possível. Profforma. Recuperado a 20 de janeiro, 2022, de http://cefopna.edu.pt/revista/revista_09/cm_05_09_pc.htm

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