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Tipos de BULLYING:

Físico: Magoar, bater, chutar, cuspir, empurrar, roubar ou destruir os bens de alguém.

Verbal: Provocação, insultos, piadas, comentários negativos, ameaças. Comentar sobre o corpo ou características físicas de alguém.

Social: Ignorar, espalhar rumores, constranger alguém, mentir sobre alguém. Partilhar informações ou imagens que tenham um efeito prejudicial para a outra pessoa.

Cyber: Fazer ameaças online, publicar coisas ofensivas, espalhar comentários ou rumores. Partilhar textos, imagens, vídeos ou e-mails ofensivos sobre alguém.

 

Como IDENTIFICAR que a CRIANÇA É VÍTIMA DE BULLYING?

Podem apresentar resistência em ir para a escola; Decréscimo nas notas nos testes; Afastamento dos amigos e de outras pessoas com quem gostavam de conviver; Perda de vontade de fazer coisas que antes adoravam fazer (por exemplo: andar de bicicleta).

Tristeza; Raiva; Irritabilidade; Isolamento; Insegurança; Ansiedade; Desconfiança.

 

Como IDENTIFICAR que a CRIANÇA É BULLIE?

  • Tem uma grande necessidade de dominar os outros;
  • Consegue o que quer com ameaças;
  • Intimida os irmãos ou as crianças com quem brinca;
  • Gaba-se da sua superioridade (real ou imaginária) sobre as restantes crianças;
  • Zanga-se facilmente, é impulsiva e tem pouca tolerância à frustração;
  • Tem dificuldade em obedecer a regras e em lidar com adversidades;
  • Faz batota, mente;
  • Tem um comportamento de oposição, de desafio à autoridade dos adultos (incluindo Pais e Professores).

Como PODEM OS PAIS FALAR com as crianças SOBRE O BULLYING?

  • O que é que significa bullying para ti?
  • Como é que são as crianças que são bullies?
  • Sentes receio de algum colega?
  • Porque é que achas que as pessoas fazem bullying?
  • Numa situação de bullying em que adultos confiavas?
  • Já alguma vez sentiste medo de ir para escola por teres receio de ser vítima de bullying?
  • O que achas que os pais podem fazer para evitar situações de bullying/fazê-las parar?
  • A que jogos brincam na escola?
  • Como decidem quem participa?
  • Alguma vez deixaste, tu ou os teus amigos, um colega de fora, de propósito? Achas que isso foi bullying? Porquê?
  • O que fazes quando vês situações de bullying?
  • Já viste amigos na tua escola serem vítimas de bullying?
  • Como é que isso te fez sentir?
  • Já alguma vez ajudaste alguém que estava a ser vítima de bullying? O que aconteceu?

Como OS PAIS PODEM AJUDAR UMA CRIANÇA A LIDAR COM O BULLYING?

  • Seja gentil ao comunicar com a criança, mesmo que ela pareça ter feito algo de errado.
  • Identifique problemas que possam desencadear ou ser consequência da criança fazer ou sofrer bullying.
  • Conheça os amigos da criança e demonstre interesse por eles.
  • Mantenha um bom vínculo com a escola e com o/a professor/a da criança
  • Garanta à criança que a família vai ajudá-la sempre.
  • Encoraje-a a ir-se embora, a ignorar o bullie e a contar a um adulto sempre que uma situação de bullying ocorrer.
  • Encoraje-a a evitar situações de encontro com o bullie (por exemplo, usar uma casa de banho diferente).
  • Ensine-o a denunciar uma situação de bullying.
  • Encoraje o seu filho a fazer novos amigos.
  • Desenvolva um sistema de regras simples, sem deixar de oferecer elogios e reforços pelo comportamento adequado.

A intervenção de um psicólogo ajuda a promover a autoestima e autoconfiança da criança, promove uma comunicação assertiva, assim como promove estratégias de resolução de problemas e ajuda no reconhecimento e regulação de emoções.

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