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Sinais de Alerta na Perturbação do Espetro do Autismo

  • É indiferente perante a presença ou ausência da mãe/pai, nomeadamente à voz, à face ou à troca de olhares com ela/ele;
  • Não solicita ou pede atenção frequentemente;
  • Não responde aos sorrisos;
  • Não apresenta movimentos antecipatórios como levantar os braços;
  • Mostra indiferença por objetos, como brinquedos, que as outras pessoas gostam;
  • Reage exageradamente aos sons (telefones, apitos, gritos, vozes, etc…)
  • As vocalizações iniciais podem não surgir ou estarem sensivelmente atrasadas, não havendo propensão para palrar.
  • Recusa a introdução de alimentos sólidos na sua dieta;
  • Demonstra dificuldades em sentar-se ou gatinhar (ocasionalmente pode estar adiantada nestes processos);
  • Não é uma criança afetuosa e não demonstra interesse pelo outro;
  • Não tem medo de pessoas estranhas;
  • Não bate palmas;
  • Não articula palavras ou tem dificuldade em articular algumas palavras simples;
  • Não olha nem aponta para os objetos (mostra-se desinteressada).
  • Observa atentamente e de forma muito próxima objetos em movimento;
  • Mostra interesse pela estimulação de áreas específicas (por exemplo, os sons);
  • Os membros, particularmente as mãos, passam a apresentar maneirismos motores;
  • A observação dos próprios dedos torna-se constante e repetitiva;
  • Mostra pouco ou nenhum interesse pelos brinquedos, manuseando-os de forma estranha;
  • A imaginação está pouco desenvolvida ou até mesmo ausente;
  • Revela desinteresse pelo contacto interpessoal;
  • Quando quer algo, não pede, move a mão da pessoa e usa-a para alcançar o objeto desejado.
  • A linguagem continua a ser muito limitada;
  • O relacionamento com as pessoas continua a ser escasso e até pode ser problemático;
  • Melhorou as respostas a estímulos sensoriais mas continua muitas vezes abstraído a sensações;
  • Revela dificuldades de abstração;
  • Persiste no não envolvimento emocional;
  • A afetividade permanece ausente, continuando alheia e emocionalmente distante;
  • Comunica de forma desconexa e irrelevante;
  • Pode ser impulsiva, ou com pouco autocontrolo.

 

Autismo e Agora?

Receber o diagnóstico de uma Perturbação do Espetro do Autismo é um momento difícil para toda a família.

A reação imediata e mais comum é a famosa frase: “E agora, o que faço?”

São tantas as dúvidas sobre o Autismo que, é natural que os pais fiquem completamente desorientados com a notícia.

As questões mais comuns são:

“Como será o futuro do meu filho?”,

“Vai ser independente ou autónomo?”;

“O que tenho de fazer a partir de agora?” (…)

Cada família terá uma reação específica para o diagnóstico de autismo.
É comum que os pais passem por períodos de negação ou até de recusa, principalmente porque existem muitos medos e desinformação. Além disso, é natural que hajam momentos de tristeza, raiva e solidão antes, durante e depois do diagnóstico.

O importante é saber que todos esses sentimentos são normais.

O que deve fazer:

  • Procure uma equipa especializada (esta equipa vai ajudar a identificar as alterações ou atrasos no desenvolvimento, mas também orientar a família e a escola para participarem ativamente na intervenção e, consequentemente, ajudarem no progresso da criança).
  • Inicie intervenção mediante orientação especializada (é importante procurar recursos terapêuticos que ajudem a criança/adolescente/adulto a desenvolver as áreas em défice).
  • Procure saber mais sobre o Autismo (orientado por profissionais para que compreenda melhor o Autismo).
  • Construa uma rede de apoio.

O Instituto do Desenvolvimento tem uma equipa multidisciplinar especializada para avaliar e intervir na Perturbação do Espetro do Autismo desde a 1ªinfância até à idade adulta. ​
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