Blog

Para que os nossos jovens com SA tenham uma bom resultado académico é necessário dar-​lhes algumas estratégias e criar-​lhes algumas condições especificas.

A minha proposta é que os testes de avaliação sejam adaptados às suas características. Apresentamos algumas estratégias fáceis de aplicar e que farão toda a diferença.

 

Fichas de avaliação

Os testes para uma criança/​jovem com Síndrome de Asperger deve ter a seguinte estrutura:

  • Letra tamanho 14;
  • Espaçamentos de 2;
  • Utilizar vocabulário simples;
  • Fazer perguntas diretas;
  • Utilizar verdadeiros e falsos, sem ratoeiras;
  • Não utilizar metáforas ou parábolas;
  • Delimitar a matéria por grupos;
  • Nas perguntas com texto, fazer resposta orientada. Por exemplo: preenchimento de espaços, associação, justificação de expressões e/​ou afirmações ;
  • A numeração das perguntas deve ser destacada.
  • Fornecimento de imagens (grandes) e pistas visuais, quando as perguntas não forem de resposta direta;
  • Utilização de esquemas;
  • Restrição ao mínimo do número de linhas a usar; de preferência não utilizar perguntas de resposta aberta;
  • Deve haver tolerância para a sua caligrafia.

Para mais informações contacte-​nos para o nosso Núcleo de Autismo. Deixe as suas questões!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment