Para que os nossos jovens com SA tenham uma bom resultado académico é necessário dar-lhes algumas estratégias e criar-lhes algumas condições especificas.
A minha proposta é que os testes de avaliação sejam adaptados às suas características. Apresentamos algumas estratégias fáceis de aplicar e que farão toda a diferença.
Fichas de avaliação
Os testes para uma criança/jovem com Síndrome de Asperger deve ter a seguinte estrutura:
- Letra tamanho 14;
- Espaçamentos de 2;
- Utilizar vocabulário simples;
- Fazer perguntas diretas;
- Utilizar verdadeiros e falsos, sem ratoeiras;
- Não utilizar metáforas ou parábolas;
- Delimitar a matéria por grupos;
- Nas perguntas com texto, fazer resposta orientada. Por exemplo: preenchimento de espaços, associação, justificação de expressões e/ou afirmações ;
- A numeração das perguntas deve ser destacada.
- Fornecimento de imagens (grandes) e pistas visuais, quando as perguntas não forem de resposta direta;
- Utilização de esquemas;
- Restrição ao mínimo do número de linhas a usar; de preferência não utilizar perguntas de resposta aberta;
- Deve haver tolerância para a sua caligrafia.
Para mais informações contacte-nos para o nosso Núcleo de Autismo. Deixe as suas questões!