Consulte um Terapeuta da Fala se verificar Sinais de Risco
EM IDADE PRÉ-ESCOLAR: |
Assinalar se o risco estiver presente |
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0 – 6 Meses | |
– Não reage a estímulos sonoros |
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– Não sorri nem estabelece contacto ocular |
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– Não vocaliza |
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6 – 12 Meses | |
– Não manifesta intenção para obter objectos ou a atenção dos outros |
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– Não reage a sons familiares |
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– Não produz ou não imita sons |
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– Não brinca nem estabelece contacto |
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12 – 18 Meses | |
– Não tem iniciativa para comunicar |
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– Não aponta pra objectos pedidos, nem para os pedir |
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– Não mostra interesse ao que a rodeia nem quando lhe falam |
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– Não cumpre ordens simples |
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– Não reage ao seu nome |
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– Não disse a primeira palavra |
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– Não brinca ao faz de conta |
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18 – 24 Meses | |
– Apresenta um vocabulário muito reduzido, de 4⁄6 palavras |
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– Não faz frases com duas palavras |
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– Não identifica objectos familiares |
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2 – 3 Anos | |
– Não faz frases com 2⁄3 palavras |
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– Produz palavras que ninguém compreende |
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– Não cumpre ordens com dois comandos |
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3 – 4 Anos | |
– Não mostra interesse quando lhe contam uma história |
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– Tem dificuldades em compreender pedidos/recados e/ou em compreender frases mais complexas (que envolvam noções de tempo e quantidade) |
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– Não produz frases com 4⁄5 palavras |
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– O discurso é pouco estruturado e não é compreendido por todos |
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– Não faz perguntas do tipo: Porquê? Como? Onde? Quando? |
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– Usa mais gestos do que palavras para se fazer entender |
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4 – 5 Anos | |
– Omite e/ou troca sons nas palavras |
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– Apresenta um discurso incompreensível |
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– Tem dificuldades em contar acontecimentos do seu dia-a-dia |
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5 – 6 Anos | |
– Não produz frases complexas |
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– Apresenta um discurso mal estruturado e sem conteúdo |
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– Omite ou troca sons nas palavras |
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– Continua a gaguejar depois dos 5 anos |
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EM IDADE ESCOLAR
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– Tem problemas de rendimento escolar |
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– Tem dificuldade em associar o som à letra correspondente e vice-versa |
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– Não realiza, sem ajuda, as tarefas propostas pela(o) professor(a) |
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– Tem dificuldades em manter um tema de conversa e/ou contar uma história ou um acontecimento |
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– Tem dificuldades de interacção com os colegas |
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EM QUALQUER IDADE, INCLUINDO ADULTOS
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– Tem dificuldades em mastigar e em engolir alimentos |
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– Baba-se ou engasga-se com frequência |
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– “Fala pelo nariz” |
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– “Fala à sopinha de massa” |
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– Respira pela boca apesar de não ter o nariz obstruído |
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– Demonstra receio de falar por medo de gaguejar |
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– Fala muito, muito rápido e muito alto |
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– Apresenta uma rouquidão persistente |
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– Apresenta dificuldades actualmente em compreender o que lhe é dito ou em expressar-se coerentemente, quando no passado não evidenciava essas dificuldades |