BlogCriançasFamília

No dia 26 de julho assinalamos uma data muito especial, o Dia Mundial dos Avós.

Este dia permiti-nos refletir sobre a importância afetiva, social e emocional destas figuras tão marcantes nas nossas vidas. Guardiões de memórias e de tradições, os avós são, muitas vezes, um porto seguro, uma fonte de amor incondicional e de sabedoria, uma presença constante que nos acalma e que nos orienta.
A relação entre avós e netos revela-se extremamente benéfica para ambas as partes. Para os netos, expressa um vínculo afetivo que funciona como alicerce à promoção da segurança emocional, autoestima e sentimento de pertença. Para os avós, a convivência com os netos, permite estimular a vitalidade, uma vez que envolve movimento, escuta, diálogo e brincadeiras, que os ajuda a mantarem-se ativos tanto do ponto de vista físico como do ponto de vista cognitivo. Adicionalmente, para além de promover a saúde mental através da diminuição de sentimentos de solidão, o contacto com os netos, permite ainda fortalecer o sentimento de propósito. Esta última questão revela-se extremamente importante dado que, com o avanço da idade é comum que os avós passem por fases de questionamento existencial e a presença dos netos pode dar novo significado à vida através do “sentir-se necessário”. Ajudar a criar, orientar ou simplesmente estar presente na vida dos netos faz com que os avós sintam que ainda têm um papel importante na família.
Sabemos que em muitas famílias, os avós adquirem o papel de cuidadores principais e, apesar de ser uma tarefa desafiante, são muitos os ganhos afetivos e emocionais. O convívio com os netos alimenta afetos, desperta sentidos e renova o olhar sobre a vida.
No Instituto do Desenvolvimento valorizamos todos os vínculos que promovem a saúde mental e o bem-estar emocional. Hoje, celebramos os avós, que tanto nos ajudam a construir histórias de vida marcantes, saudáveis, afetivas e resilientes.
Nesta data tão especial convidamo-lo a refletir sobre estes laços que passam de geração em geração. Se tem os seus avós por perto, expresse carinho e gratidão. Se eles já não estão consigo, abrace as suas memórias com amor.

 

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment