Em Idade Pré-Escolar:
0 – 6 Meses
Não reage a estímulos sonoros
Não sorri nem estabelece contacto ocular
Não vocaliza.
6 – 12 Meses
Não manifesta intenção para obter objectos ou a atenção dos outros
Não reage a sons familiares
Não produz ou não imita sons
Não brinca nem estabelece contacto.
12 – 18 Meses
Não tem iniciativa para comunicar
Não aponta pra objectos pedidos, nem para os pedir
Não mostra interesse ao que a rodeia nem quando lhe falam
Não cumpre ordens simples
Não reage ao seu nome
Não disse a primeira palavra
Não brinca ao faz de conta.
2 – 3 Anos
Não faz frases com 2 – 3 palavras
Produz palavras que ninguém compreende
Não cumpre ordens com dois comandos.
3 – 4 Anos
Não mostra interesse quando lhe contam uma história
Tem dificuldades em compreender pedidos /recados e /ou em compreender frases mais complexas (que envolvam noções de tempo e quantidade)
Não produz frases com 4 – 5 palavras
O discurso é pouco estruturado e não é compreendido por todos
Não faz perguntas do tipo: Porquê? Como? Onde? Quando?
Usa mais gestos do que palavras para se fazer entender.
18 – 24 Meses
Apresenta um vocabulário muito reduzido, de 4 – 6 palavras
Não faz frases com duas palavras
Não identifica objetos familiares.
4 – 5 Anos
Omite e/ou troca sons nas palavras
Apresenta um discurso incompreensível
Tem dificuldades em contar acontecimentos do seu dia-a-dia.
5 – 6 Anos
Não produz frases complexas
Apresenta um discurso mal estruturado e sem conteúdo
Omite ou troca sons nas palavras
Continua a gaguejar depois dos 5 anos.
Em Idade Escolar:
Tem problemas de rendimento escolar
Tem dificuldade em associar o som à letra correspondente e vice-versa
Não realiza, sem ajuda, as tarefas propostas pela(o) professor(a)
Tem dificuldades em manter um tema de conversa e/ou contar uma história ou um acontecimento
Tem dificuldades de interação com os colegas.