Em Idade Pré-Escolar:

0 – 6 Meses

  Não reage a estímulos sonoros

  Não sorri nem estabelece contacto ocular

  Não vocaliza.

6 – 12 Meses

  Não manifesta intenção para obter objectos ou a atenção dos outros

  Não reage a sons familiares

  Não produz ou não imita sons

  Não brinca nem estabelece contacto.

12 – 18 Meses

  Não tem iniciativa para comunicar

  Não aponta pra objectos pedidos, nem para os pedir

  Não mostra interesse ao que a rodeia nem quando lhe falam

  Não cumpre ordens simples

  Não reage ao seu nome

  Não disse a primeira palavra

  Não brinca ao faz de conta.

2 – 3 Anos

  Não faz frases com 2 – 3 palavras

  Produz palavras que ninguém compreende

  Não cumpre ordens com dois comandos.

3 – 4 Anos

  Não mostra interesse quando lhe contam uma história

  Tem dificuldades em compreender pedidos /​recados e /​ou em compreender frases mais complexas (que envolvam noções de tempo e quantidade)

  Não produz frases com 4 – 5 palavras

  O discurso é pouco estruturado e não é compreendido por todos

  Não faz perguntas do tipo: Porquê? Como? Onde? Quando?

  Usa mais gestos do que palavras para se fazer entender.

18 – 24 Meses

  Apresenta um vocabulário muito reduzido, de 4 – 6 palavras

  Não faz frases com duas palavras

  Não identifica objetos familiares.

4 – 5 Anos

  Omite e/​ou troca sons nas palavras

  Apresenta um discurso incompreensível

  Tem dificuldades em contar acontecimentos do seu dia-​a-​dia.

5 – 6 Anos

  Não produz frases complexas

  Apresenta um discurso mal estruturado e sem conteúdo

  Omite ou troca sons nas palavras

  Continua a gaguejar depois dos 5 anos.

Em Idade Escolar:

  Tem problemas de rendimento escolar

  Tem dificuldade em associar o som à letra correspondente e vice-versa

  Não realiza, sem ajuda, as tarefas propostas pela(o) professor(a)

  Tem dificuldades em manter um tema de conversa e/​ou contar uma história ou um acontecimento

  Tem dificuldades de interação com os colegas.

Marque a sua consulta!