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Trata-​se de uma Perturbação do neurodesenvolvimento que resulta de alterações no funcionamento do sistema nervoso. É crónica, evolui ao longo da vida, com diversa etiologia (fatores genéticos, biológicos, ambientais). A sua prevalência varia entre 3% a 7% na população infantil onde 30% a 50% progridem para a idade adulta. Carateriza-​se por um défice ao nível das funções executivas, que afeta a capacidade de planear e organizar as tarefas. A labilidade emocional, irritabilidade e baixa resistência à frustração são também frequentes.

Principais Caraterísticas

Desatenção
• Dificuldade em regular a atenção
• Relutância em iniciar atividades que requerem concentração
• Interrupções frequentes
• Demora em concluir as tarefas
• Dificuldades de organização e planeamento
• Parece não ouvir o que é dito

Impulsividade
• Respostas desajustadas
• Dificuldade em adiar a resposta e o reforço
• Dificuldades de inibição do comportamento
• Dificuldade em antecipar consequências

Agitação Motora
• Atividade motora excessiva em relação ao que era esperado para a idade
• Dificuldade em permanecer sentado, sossegado ou calado
• Tendência para falar de forma rápida e excessiva
• Agitação mental incessante (mais visível na adolescência e idade adulta)

Sinais de Alerta

Os sinais de alerta aqui enumerados não têm, por si só, carácter diagnóstico mas, se presentes e persistentes ao longo do tempo, remetem para a necessidade de avaliação especializada

Idade Pré-​escolar

CASA
• Realização de birras intensas mas pouca duração
• Necessidade de supervisão constante

ESCOLA
• Dificilmente supervisionadas nas salas
• Dificuldade em esperar pela sua vez

CRIANÇA
• Dificuldade ao nível do autocontrolo
• Atitudes agressivas com outras crianças
• Dificuldade em partilhar e em brincar de forma cooperativa
• Baixa tolerância à frustração/​“não aceita perder”
• Tendência para culpabilizar os outros das suas atitudes/​comportamentos
• Não têm noção do perigo
• Nível elevado de atividade motora
• Temperamento explosivo

Idade Escolar

CASA
• Não colaboram nas tarefas de casa
• Necessitam de muita supervisão nas atividades diárias
• Birras mais frequentes do que crianças da mesma idade
• Quartos, roupeiros… desorganizados

CRIANÇA
• Dificuldade ao nível do autocontrolo
• Intrusivos na relação com os pares
• Facilidade em fazer amigos, mas dificuldade em mantê-​los
• Sentimentos de incompetência

ESCOLA
• Dificuldade em esperar pela vez, adiar a resposta e gratificação
• Falar em excesso
• Levantar-​se e andar pela sala sem autorização
• Dificuldade em seguir instruções, persistir nas tarefas e terminá-​las
• Dificuldade em manter a atenção nas tarefas
• Dificuldade em cooperar ou pedir ajuda
• Dificuldade em antecipar consequências

Adolescência

CASA
• Apresentam maiores conflitos na relação pais-​filho
• Dificuldade em gerir e organizar rotinas

CRIANÇA
• Oposição e desafio ao adulto
• Tendência para baixa autoestima
• Dificuldade no relacionamento social
• Dificuldade na gestão do dinheiro /​semanada
• Dificuldade no cumprimento de horários/​gestão de tempo
• Fraca adesão à medicação
• Tendência para ter experiências de risco
• Baixa tolerância à frustração/​Temperamento explosivo|

ESCOLA
• Desmotivação ou fraco empenho nas atividades
• Dificuldade na construção/​organização de textos ou respostas
• Material sujo/​desleixado
• Falta de métodos de estudo: planeamento, monitorização e autoavaliação
• Comete erros por distração

Adultos

Casa/​Trabalho
• Baixa tolerância à frustração
• Frequentes acessos de mau génio
• Dificuldade em organizar, iniciar e terminar tarefas
• Parece incapaz de estabelecer prioridades
• Noção distorcida do tempo
• Esquece compromissos ou chega atrasado(a)
• Frequentemente perde objetos (telemóvel, chave do casa ou do carro, chapéu de chuva, pastas)
• Inicia projetos entusiasticamente mas acaba poucos
• Dificuldade em manter relações afetivas e empregos estáveis
• Já foi despedido ou o próprio se despediu várias vezes

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