Snoezelen é um termo técnico para um conceito concebido para apelar aos sentidos que ocorre em uma sala escura com fontes de luz especiais, música suave, aromaterapia, estimulos táteis e saboreando experiências. No Instituto do Desenvolvimento os técnicos dipõem de uma sala equipada para aplicar e oferecer esta abordagem terapêutica que possibilita a criação de um mundo onde os sentidos são experienciados num ambiente controlado e numa abordagem individual. É nesta autonomia na exploração e descoberta sensorial, que as pessoas superam inibições e limitações, relaxam e reduzem tensões, melhoram a comunicação e a compreensão, e têm respostas motoras e comportamentos mais adaptados.

No Instituto do Desenvolvimento baseamo-​nos neste ambiente multisensorial que proporciona conforto através do uso de uma grande quantidade de estímulos sensoriais controlados, que podem ser usados de forma individual ou combinada para estimular os sentidos primários, sem existir necessidade de recorrer às capacidades intelectuais da pessoa mas sim às capacidades sensoriais dos indivíduos. Quer seja utilizado para ganho terapêutico, motivação, relaxamento, redução da dor, alívio da ansiedade ou simplesmente para recreação, a pesquisa valida que o ambiente criado pelo Snoezelen pode ter um efeito positivo, real, e por vezes mudanças duradouras no humor, comportamento e relacionamentos.

Benefícios da Intervenção em Snoezelen:

  Estimula os sentidos primários, sem existir necessidade de recorrer às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais dos indivíduos;

  Promove o relaxamento pela ausência de expectativas dos outros;

  Facilita a superação de inibições, o aumento da auto-​estima e a diminuição da ansiedade, melhorando o humor;

  Favorece o auto-​controlo (ex. diminuição de agitação psicomotora e comportamentos auto-​estimulação);

 Aumenta a qualidade de vida.

Marque a sua consulta!