Ana Lopes

Psicóloga Clínica e da Saúde

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
Licenciatura e Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde.
Pós-graduada em Avaliação Psicológica da Infância à Idade Adulta e Pós-Graduada em Neuropsicologia Pediátrica.
Colaboradora no Instituto do Desenvolvimento desde Agosto de 2013. Coordenadora do Treino Intensivo para o Desenvolvimento (TID) do ID desde Agosto de 2015. Coordenadora do Núcleo das Perturbações do Espectro do Autismo e Défice Cognitivo do ID. Membro do Núcleo de PHDA, Perturbações do Comportamento e Humor do ID e do Núcleo das Perturbações da Comunicação, da Linguagem e Fala do ID.
Ao longo do percurso profissional realizou diversos cursos de Formação Certificada, nomeadamente;
ADOS – Autism Diagnostic Observation Schedule;
Autism Diagnostic Interview – Revised;
Escala De Avaliação Das Competências No Desenvolvimento Infantil II (Schedule of Growing Skills II);
Curso de Certificação das Escalas de Ruth Griffiths;
Curso de Formação na Escala de Competências Cognitivas para Crianças dos 4 aos 10 anos de idade (ECCOS 4-10);
Curso de formação em “Pivotal Response Treatment (PRT)® “- Nível 1
Curso em avaliação e intervenção precoce no Autismo.
Formação em Práticas Parentais Positivas.
Curso de Medos e Ansiedade na Infância;
Curso em Reabilitação Neuropsicológica nas Perturbações Especificas da Aprendizagem na Infancia.
Cursos de avaliação e intervenção em Hiperatividade e Défice de Atenção e em Dislexia.
Cursos de avaliação e intervenção na sobredotação.
Participação em vários workshops certificados no âmbito da Perturbação do Espectro do Autismo, da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, das Perturbações de Ansiedade e Depressão, na área da Neuropsicologia e na área do Luto e do Trauma.

Área de Intervenção
Núcleo de Perturbações do Espetro do Autismo e Défices Cognitivos: avaliação e intervenção com crianças, adolescentes, jovens e adultos. Grupos de Treino de Competências Sociais
Núcleo de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Perturbações do Comportamento e Humor: avaliação e intervenção com crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Avaliação e intervenção nas Perturbações de Ansiedade e Depressivas.
Avaliação do Desenvolvimento Infantil.