O Dia Mundial do Livro foi instituído em 1995 por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Foi comemorado pela primeira vez em 1996.
O dia 23 de abril foi escolhido por estar associado a grandes escritores, designadamente William Shakespeare (que nasceu a 23 de abril de 1564 e morreu a 23 de abril de 1616) e Miguel Cervantes (morreu a 23 de abril de 1616).
Mas este dia comemora-se, afinal porquê e para quê?
Esta data tem como objetivo principal assinalar a importância e a utilidade dos livros e, ainda promover hábitos de leitura e fomentar o prazer da leitura. Os livros são poderosas ferramentas de transmissão de informação, conhecimento e cultura. São instrumentos promotores do desenvolvimento humano nas suas várias dimensões (pessoal, profissional, socio-emocional, etc.). Os livros têm poder!
Um inquérito recente (recolha de dados remonta a 2020) e relativo aos hábitos de leitura da população portuguesa, realizado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa concluiu que, no último ano (anterior à recolha dos dados), 61% dos portugueses não leram um único livro em papel; os 39% restantes dizem ter lido, mas afirmam terem lido pouco.
O mesmo estudo revela ainda resultados relativos à leitura de livros em suporte digital e concluiu que apenas um em cada dez inquiridos respondeu afirmativamente. Os 39% que leram, caraterizam-se por pequenos leitores (27%, que leram entre um e cinco livros impressos), seguidos de médios leitores (7%, que leram entre 6 e 20 livros) e grandes leitores (apenas 1% leu mais do que 20 livros num ano). Esta relação mantem-se entre a população leitora de livros digitais: 5% de pequenos leitores, 1% de médios leitores e 0% de grandes leitores. Estamos a perder hábitos de leitura? Lemos pouco?
Estes dados permitem-nos refletir sobre a necessidade de educar para a leitura. E esta educação deverá acontecer desde fases muito precoces, fomentando o contacto com os livros e o prazer pela leitura.
E como é que isto se faz?
Desde logo o contacto diário com os livros, nas suas diversas formas, enquanto brinquedo, como objeto lúdico, em fases precoces do desenvolvimento, traz imensos benefícios e encerra um enorme potencial de aprendizagem para a criança. O tempo dedicado em família, por exemplo, aos momentos de leitura, em que se contam histórias, é um tempo de qualidade que potencia hábitos, rotinas e o prazer pela atividade, além do envolvimento parental com a criança, estabelecendo e reforçando laços afetivos, contribuindo para a aprendizagem e modelagem de comportamentos. As experiências que proporcionamos às crianças são potencialmente experiências de aprendizagem. A experiência da leitura é da mesma forma uma poderosa experiência de aprendizagem! São conhecidas inúmeras vantagens que daí advêm: desenvolvimento da linguagem, alargamento do vocabulário, desenvolvimento do pensamento critico, desenvolvimento da concentração e motivação para atividades que envolvem a leitura e escrita ou desenho, expressão de emoções, empatia, conhecimento do mundo, desenvolvimento da imaginação através do faz de conta e dos mundos mágicos e de conhecimento para onde é transportada na leitura. A leitura é uma porta aberta para o conhecimento!
Os livros devem, assim, fazer parte do quotidiano da criança e ser adequados à sua idade de forma a motivá-las para a leitura; devem ser atrativos e despertar a sua curiosidade; por exemplo, as histórias coloridas, dinâmicas, interativas nas quais se pode até manusear materiais são adequadas para crianças mais pequenas; à medida que a criança cresce os livros devem passar a ter mais texto e menos imagens, uma vez que a criança também começa a ter mais capacidade de concentração e de imaginação.
As crianças podem desde pequenas, participar na escolha dos livros que gostariam que lhes fosse lido (quando não dominam a leitura) ou de os ler (quando mais velhinhas, já sabem ler), uma vez que esta ação ajuda a promover o interesse, motivação e prazer pela leitura. Não devemos impor a escolha de livros; quanto muito sugerir, suscitar curiosidade, mostrar o livro, deixar folhear e despertar interesse na narrativa que fazemos acerca dele, sobretudo à medida que a criança é mais velhinha.
As tecnologias não substituem os livros. Podem antes ser aliadas na promoção dos hábitos de leitura, sobretudo nos jovens que melhor respondem a estes meios, em detrimento dos livros. Todas as estratégias contam quanto se trata de promover a leitura!
Idas às bibliotecas municipais e/ou escolares (excelentes bibliotecas, com atividades diárias para as crianças e famílias), livrarias, feiras dos livros são atividades que integram em si um alargado potencial de motivação e modelação de comportamentos orientados para o desenvolvimento de hábitos de leitura. Incentivar a criança e/ou jovem a construir uma pequena biblioteca em casa; incentivar a partilha e troca de livros entre colegas; criar momentos de discussão à volta dos livros lidos, enquanto estratégia motivacional – são algumas dicas para promover rotinas de leitura e o gosto pelos livros! Oferecer livros como prenda, é também uma boa opção!
Hoje, dia em que se assinala o Dia Mundial do Livro, comece a ler e a influenciar alguém!! Pegue nos filhos e vá conhecer a biblioteca do seu Município! Registe-se como leitor juntamente com os seus filhos! Requisite um livro para si e para os seus filhos! Eles vão adorar!
Consulte a página do Plano Nacional de Leitura (Ler+) e explore as inúmeras atividades e sugestões de leitura que lá pode encontrar, adaptadas a cada faixa etária!
Uma leitura por dia e o bem que lhe fazia!! Boas leituras!
Carla Moreira
Psicóloga Escolar e Educacional