As Terapias Expressivas têm vindo a ganhar cada vez mais espaço, permitindo a aquisição de novas competências e melhorando a qualidade de vida e bem-estar individual e social.
O campo de intervenção destas terapias é bastante alargado, podendo desenvolver-se em contexto clínico, educativo e/ou sócio-comunitário.
Sessões individuais
Grupos terapêuticos para crianças.
Segundo a American Association of Art-Therapy (2003) a Arteterapia baseia-se na crença de que o processo criativo envolvido na atividade artística é terapêutico e enriquecedor da qualidade de vida das pessoas.
Através da criação artística e da reflexão sobre os processos e os trabalhos artísticos resultantes, as pessoas podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar a auto-estima, lidar melhor com sintomas, stress e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico.
As Artes Expressivas (como a dança/movimento, a pintura/desenho, a dramatização/fantoches, a música, a escrita, os contos/lendas/poesia, a modelagem e a colagem, entre outros) utilizadas de forma isolada ou integrada, em contexto terapêutico, educativo/pedagógico, artístico ou de desenvolvimento comunitário, favorecem:
O processo criativo, o desenvolvimento da criatividade e a expansão da imaginação
Desenvolvimento da consciência de si e dos outros
Desenvolvimento da percepção de si a nível físico, emocional, mental e espiritual
A resolução de conflitos, internos e externos
Espaços seguros para o ensaio de vivências reais
Desenvolvimento de competências e aptidões sociais
Desenvolvimento do auto-conceito, auto-estima e auto-confiança
Desenvolvimento da capacidade de comunicação e expressão.
Este serviço é realizado em colaboração com a entidade parceira: