Blog

Cuidar do nosso cérebro em 5 passos

A estrutura mais complexa do universo está dentro de cada um de nós… essa estrutura tão complexa e fantástica é o nosso cérebro.

Ele é composto por neurónios que sustentam a base das nossas características de personalidade, os nossos pensamentos e das nossas emoções e sentimentos. O cérebro é um órgão que aprende e que se vai moldando conforme as nossas experiências.

Hábitos que podem ajudar a manter o nosso cérebro mais saudável?

  • Manter uma alimentação saudável: é importante ter uma alimentação variada e equilibrada e manter rotinas alimentares adequadas (não saltar refeições, fazer as refeições mais ou menos nos mesmos horários diariamente, hidratar-se com frequência ao longo do dia).

 

  • Praticar exercício físico: introduzir exercício físico na sua semana é fundamental para o equilíbrio mente-corpo. Podem até ser exercícios simples como uma caminhada de 30 min., andar de bicicleta, treinar com amigos, um desporto colectivo. Os principais benefícios estão relacionados com o aumento da sensação de bem-estar, relaxamento muscular e diminuição de ansiedade e tensão.

 

  • Manter relações interpessoais positivas: estabelecer e manter relações com pessoas importantes para si, com quem possa desenvolver laços positivos, experienciar momentos agradáveis, rir, fazer planos e construir memórias positivas que são fundamentais na nossa vida.

 

  • Recompensar os seus esforços: é importante reforçar-se positivamente. Encontrar pequenas atividades de prazer e introduzi-las na sua rotina e não apenas “de longe a longe”. Escolha pelos menos uma hora da sua semana para fazer algo que realmente gosta por forma a cuidar de si.

 

 

  • Tempo para recordações positivas: procure reservar um tempo para si e para as suas memórias e experiências anteriores positivas. Pode ajudar a reconsiderar alguns passos para se conectar com a felicidade no agora.

 

Dr.ª Cecília Santos, Psicóloga

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment